HOMAGE TO THE HEROES OF DADRA: on the first anniversary of their gloriosus death




HOMAGE TO THE HEROES OF DADRA: 
on the first anniversary of their gloriosus death
Goa: The Information Service of the 
State of Portuguese India, 1956.
XII, 57 p. : il. ; 25 cm - Brochado.
Capas ligeiramente sujas e alguns pequenos pontos de acidez; pequena etiqueta de biblioteca particular colada na parte inferiro da capa frontal; miolo muito limpo.
"The first anniversary of a Golden Dead - this is what the Portuguese all over the world and particulary in Portugese India felt on July 22, 1955, when thei commemorated the heroic death of Aniceto do Rosário and António Fernandes who laid down their lives on defence of the integrity of the Nation in the small enclave of Dadra. (...)" - do texto.
Bom exemplar.
Invulgar.
1ª edição.
€35.00 Vendido
Iva e portes incluídos.

A invasão de Dadrá e Nagar Aveli foi um conflito militar em que os territórios de Dadrá e Nagar Aveli passaram de facto do domínio português para o governo da União Indiana em 1954, ainda que de jure formassem um Estado autónomo.
Dadrá e Nagar Aveli eram pequenos territórios ultramarinos portugueses, parte da Índia Portuguesa de 1779 até 1954. Os territórios eram enclaves, sem acesso ao mar, administrados por um governador português.
Depois que a Índia obteve a independência em 1947, algumas organizações como a Frente Unida dos Goeses (FUG), a Organização do Movimento de Libertação Nacional (OMLN), a Organização Nacional dos Voluntários (Rashtriya Swayamsevak Sangh; RSS) e o Exército Livre de Goa (Azad Gomantak Dal; AGD), com o suporte do Congresso Nacional Indiano - Secção de Goa ocuparam Dadrá e Nagar Aveli, em 1954, vencendo as parcas forças militares portuguesas e o grupo guerrilheiro nacionalista-marxista Partido Popular de Goa, encerrando o domínio português. Os territórios foram formalmente incorporados à União Indiana em 1961.

JUVMIG