A MAÇONARIA VISTA POR FERNANDO PESSOA - Fernando Pessoa




Pessoa, Fernando - A MAÇONARIA VISTA POR FERNANDO PESSOA o poeta da "Mensagem", obra nacionalista, premiada pelo secretariado da Propaganda Nacional
[S.l.: s.n., s.d.]
8 pp.; 21 cm.- Brochado. 
Rara edição original, separada do artigo "Associações Secretas" inserto no Diário de Lisboa de 4 de Fevereiro de 1935, que poderá ter sido publicada pela Maçonaria portuguesa. 
Exemplar por abrir dentro de luxuosa caixa própria com lombada em chagrin, profissionalmente executada.  
Muito rara e procurada.
Nestas condições peça de colecção.
€185.00 Vendido
Iva e portes incluídos.



José Barreto
Fernando Pessoa em defesa da Maçonaria:
A história do artigo que rompeu com o Estado Novo
Versão revista e aumentada do posfácio a Fernando Pessoa, Associações Secretas e outros escritos, ed. José Barreto, Lisboa: Ática, 2011, pp. 239-288.
O artigo “Associações Secretas”, publicado por Fernando Pessoa no Diário de Lisboa de 4 de Fevereiro de 1935, foi, sem dúvida, o mais importante texto político que o escritor deu à estampa em toda a sua vida, tanto pelo seu conteúdo e oportunidade como pelo vasto público que alcançou. Ocupar a primeira página e as duas centrais do vespertino lisboeta lido pelas classes cultas era bem diferente do que escrever para a gaveta ou a arca, destino de muitas centenas de textos políticos escritos ao longo dos anos. Acresce que, num tempo de ditadura e mordaça à imprensa, Pessoa conseguiu misteriosamente esquivar-se ao rigor da censura e colocar na rua um texto de combate redigido num tom desafiante do poder, a recordar os idos da liberdade de imprensa, circunstância que provocou uma corrida às bancas e esgotou a tiragem aumentada do jornal. A importância do artigo advém, por outro lado, do significado pessoal e das consequências dessa rara intervenção política a céu aberto de Pessoa, que marca o início da sua ruptura definitiva com o regime de Salazar. A defesa pública da Maçonaria − que o Estado Novo tinha então por principal inimigo, preparando-se para a banir por meio de uma lei contra as “associações secretas” − foi uma atitude corajosa e, diga-se, algo inesperada, vinda de um escritor nacionalista e recém-galardoado com um prémio do governo (31 de Dezembro de 1934) pelo livro Mensagem.(...)
In:  http://www.maconariaportugal.com/images/conteudos/pdf/fernando_pessoa_em_defesa_da_maconaria_b.pdf

A foto do Diário também foi retirada deste artigo.