A LEGITIMIDADE PORTUGUEZA E O PARECER DO SR. PROCURADOR GERAL DA COROA SOBRE O EMPRESTIMO DE 1832 / DOM MIGUEL E A SUA REALEZA / A LEGITIMIDADE E O SR.MENDES LEAL - Jorge Eugénio de Lócio



Locio, Jorge Eugénio de 

A LEGITIMIDADE PORTUGUEZA E O PARECER DO SR. PROCURADOR GERAL DA COROA SOBRE O EMPRESTIMO DE 1832: artigos publicados no jornal «A Nação»
Lisboa: Typ. do Jornal A Nação, s.d.
68 p. - 22.5 cm - Brochado.

- DOM MIGUEL E A SUA REALEZA: artigos publicados no jornal político «A Nação», refutando o que contra a legitimidade do Senhor Dom Miguel escrevera o Senhor Conselheiro Thomaz Ribeiro
Lisboa : Typ. (Nação), s.d.
158 p. - 22.5 cm - Brochado.


- A LEGITIMIDADE E O SR. MENDES LEAL,
Lisboa: Typ. da Nação, 1882.
87 p. - 22,5 cm - Brochado.
Exemplares com as capas em papel de cor, como circulou na altura; capas e primeiras páginas com pontos de acidez; falhas nas capas; páginas do rosto com números escritos a lápis (1ª, 2ª e 3ª) e um x a caneta; miolo limpo, com algumas esparsas manchas de acidez; amplas margens.
Conjunto raro.
1ª edição
€32.50 Reservado
Iva e portes incluídos.



Jorge Eugénio de Lócio e Seiblitz (Portimão, Portimão, 23 de Fevereiro de 1819 - Lisboa, 5 de Janeiro de 1883) foi um militar, jornalista e escritor.
Biografia
D. Jorge Eugénio de Lócio e Seiblitz era filho de D. Francisco Xavier de Lócio e Seiblitz, 50.º Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa em 1824, que descendia duma Nobre família Austríaca, e de sua mulher.
Não obstante a sua juventude, sendo Oficial do Exército, serviu D. Miguel I de Portugal e o Absolutismo e participou, como tal, na Convenção de Évora Monte, a 26 de Maio de 1834.
Possuía uma vasta cultura humanista e conhecia profundamente o Latim, o Francês e o Espanhol, além de ter angariado algumas noções de Teologia Dogmática e Moral na aula estabelecida pelo 9.º Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Guilherme Henriques de Carvalho, em São Vicente de Fora.
Foi um dos Fundadores do jornal "A Nação" e sucedeu ao Dr. Manuel Maria da Silva Bruschy no cargo de Redactor Principal, que exerceu até que uma apoplexia o fulminou na própria Redacção.
Colaborou no jornal "Portugal Velho".
Escreveu:
Gramática da Língua Portuguesa, oferecida à mocidade lisbonense, Lisboa, 1844[1]
Nova Gramática Francesa por Noel e Chapsal (tradução), Lisboa, 1844[1]
A Legitimidade e o sr. Mendes Leal, Lisboa, 1882[1]
La verité sur la question de la legitimité en Portugal, Lisboa, 1885 (edição póstuma)