BIOGRAFIA DE AMATO LUSITANO E OUTROS ENSAIOS AMATIANOS - José Lopes Dias





Dias, José Lopes 
- BIOGRAFIA DE AMATO LUSITANO E OUTROS ENSAIOS AMATIANOS
[Coimbra]: 1971.
234 p.; 25 cm - Brochado.
"Separata Estudos Castelo Branco, Revista de História e Cultura."
Exemplar valorizado pela dedicatória do autor, Dr. José Luís Lopes, ao Dr. Américo Cortez Pinto.
Bom estado.
Raro.
1ª edição
€75.00 Vendido
Iva e portes incluídos.
José Lopes Dias - outro biógrafo de Amato
É extensa e valiosa a bibliografia sobre Amato Lusitano produzida por José Lopes Dias, compreendendo vários artigos dispersos em publicações periódicas e algumas monografias. Refiram-se, por exemplo, os textos biográficos sobre Amato publicados no Jornal do Médico (1943), na Revista Portuguesa de Medicina (1956), na Imprensa Médica (1961), em O Médico (1965;1969)57, no Colóquio (1969) em Estudos de Castelo Branco (1970;1971)
Outros estudos versando sobre questões anatómicas, clínicas e terapêuticas na obra de Amato foram publicados por José Lopes Dias. Por exemplo: o problema das válvulas das veias; questões gerais de terapêutica (Imprensa Médica, 1945); a sífilis (Arquivos do Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 1944-45); casos clínicos (Jornal da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, 1969; Semana Médica, 1969)
José Lopes Dias também se dedicou aos estudos sobre Amato Lusitano, dando, assim, um contributo para a história da história de Amato Lusitano.
Assinalem-se, por exemplo, os trabalhos: Ensaio do Dr. J. O. Leibowitz sobre Amato Lusitano (Imprensa Médica, 1952); João Rodrigues de Castelo Branco e a crítica histórica (1955); a polémica mantida com Abílio Mendes a propósito de Amato, publicada em O Médico e Estudos de Castelo Branco. Refira-se também o seu trabalho sobre o texto do humanista Ambrósio Nicandro publicado em Estudos de Castelo Branco (1968)
José Lopes Dias legou-nos outros estudos fundamentais: O Renascimento em Amato Lusitano e Garcia d’Orta (Estudos de Castelo Branco, 1964); os Comentários ao “Index Dioscoridis”; O clima de Lisboa, de Castelo Branco e da Guarda, segundo os comentários de Amato Lusitano (1968) e outros textos
A iconografia amatiana também foi objecto de estudo de José Lopes Dias que publicou sobre esta matéria, para além de vários textos alusivos às comemorações do IV Centenário de Amato. Ficaria incompleta esta abordagem sumária da bibliografia de José Lopes Dias sobre Amato se não referissemos os textos de prefácio à publicação das Centúrias de Amato, publicados em
colaboração com Firmino Crespo.
No conjunto da obra de José Lopes Dias sobressai o grosso volume de textos dispersos, publicado em 1971 como número autónomo da revista Estudos de Castelo Branco, intitulado Biografia de Amato Lusitano e outros ensaios amatianos e, ainda, Amato Lusitano. Doutor João Rodrigues de Castelo Branco.
Ensaio biobibliográfico publicado em 1941, trabalho que aborda as relações iniciais de Amato com Portugal, acompanha o percurso de Amato de Portugal para Espanha e depois a saída de Portugal para Antuérpia, Ferrara, Ancona, Roma, Ragusa e Salónica, incide sobre a actividade científica de Amato e ainda se dedica ao tema “Historiadores, críticos, amigos e tradutores. Testamento profissional de Amato”, um documento também importante na perspectiva da história da história.
Retirado do artigo: ESCRITOS MAIORES E MENORES SOBRE AMATO LUSITANO, da autoria de João Rui Pita e Ana Leonor Pereira