ARTE DE COSINHA - João da Matta (1ª edição)






Mata, João da; Pimentel, Alberto (pref.) 
- ARTE DE COSINHA
Lisboa: Livraria Editora de Mattos Moreira, 1876.
XXIV, 271 p. ; 17,5 cm.
Encadernação da época; lacunas na lombada; últimas páginas do índice, junto ao festo, com trabalho de insectos longe do texto (vide foto); miolo muito limpo.
A obra traz mais de 100 receitas criadas pelo cozinheiro português João da Matta para jantares organizados pelas famílias reais de Portugal e imperial brasileira.
Considerado como um dos melhores livros de culinária portuguesa.
Arte de Cosinha — João da Matta (1876)Foi em meados do século XIX que viveu e brilhou um dos cozinheiros mais notáveis de que há memória em Portugal: João da Matta. Filho de um cozinheiro afamado, foi com a morte precoce do pai que o seu percurso se precipitou de forma dramática. Subiu a pulso no meio da restauração, tendo criado algumas das receitas mais marcantes da nossa culinária. Atingiu o auge ao fundar o Grande Hotel du Matta e o Hotel João da Matta, onde serviu algumas das figuras mais proeminentes da época, e era regularmente requisitado para elaborar banquetes reais.
Em 1876 redige “Arte de Cosinha”, um livro destinado aos profissionais da cozinha. Ao rever as receitas observa-se uma forte influência da cozinha francesa, que se demonstra pelas técnicas e apresentação, mas também pela nomenclatura dos pratos, o abundante uso da manteiga e o abandono por completo da combinação de carne com açúcar. O receituário é impressionante, elaborado, harmonioso, e de um teor técnico incrível. João da Matta atingiu um à época o estatuto de super-estrela, e trocava impressões com figuras marcantes da cultura e culinária portuguesa, como por exemplo o Abade de Priscos, criador do inigualável pudim homónimo. Dedicou ao amigo e poeta Bulhão Pato a incontornável receita de amêijoas que hoje todos conhecemos e adoramos. No seu livro constam também umas das primeiras receitas (publicadas) de bolinhos ou pastéis de bacalhau.
Por: Autores: Maria Sena & Bruno Carvalho.
Muito raro.
1ª edição
 Vendido
Iva e portes incluídos.