MESTRES PINTORES DA VISTA ALEGRE - Alberto Faria Frasco, Maria Azevedo Coutinho Vasconcelos








Frasco, Alberto Faria; 
Sousa, Maria Azevedo Coutinho Vasconcelos e (pref.) 
MESTRES PINTORES DA VISTA ALEGRE
Porto: Figueirinhas, 2005.
339, [4] p. : il. ; 25 cm
Encadernação editorial com sobrecapa, em caixa própria; pequena assinatura de posse no canto superior esquerdo no anterrosto; miolo muito limpo.
Bom exemplar.
1ª edição
€27.50
Iva e portes incluídos.
Rgat


Mestres pintores da Vista Alegre perpetuados em livro
A obra, que será apresentada a 4 de Janeiro, destaca a escola de pintura da principal fábrica de porcelana do país
A vida e a obra dos principais mestres pintores da fábrica de porcelana da Vista Alegre foram fonte de inspiração para um livro que pretende perpetuar no tempo "a elite de artistas e mestres de pintura" formada na empresa ilhavense. A autoria da obra Mestres Pintores da Vista Alegre pertence a Alberto Faria Frasco, antigo administrador da emblemática fábrica e um dos responsáveis pelo livro Vista Alegre - Porcelanas, editado em 1989. A obra será apresentada no próximo dia 4 de Janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, pelo seu director, Álvaro Garrido, que já considerou que se trata de "um livro da maior relevância", "belamente ilustrado" e feito por alguém que "amou e ama a Vista Alegre". "Além de biografias inéditas dos principais mestres pintores da fábrica durante o século XX, esta obra é também uma espécie de "arqueologia" da Vista Alegre, vista não propriamente do lado da gestão ou da história da empresa, mas do ponto de vista do contributo mais intangível que a fábrica deu para a formação de uma elite de artistas e mestres de pintura", destaca. "A Vista Alegre foi durante largos anos um dos únicos alfobres de formação de pintores práticos" do país, visto que "conjugou durante dois séculos engenho e arte".
Alberto Faria Frasco ingressou no grupo Vista Alegre em 1953, um ano depois de ter concluído a licenciatura em Engenharia Química na Universidade do Porto, e em 1970 foi nomeado director da fábrica de porcelana, cargo que ocupou até 1985. Foi também um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e do Vidro e professor auxiliar convidado do Departamento de Engenharia Mecânica e do Vidro da Universidade de Aveiro.
MARIA JOSÉ SANTANA 27 de Dezembro de 2005
https://www.publico.pt/2005/12/27/jornal/mestres-pintores-da-vista-alegre-perpetuados-em-livro-55612