AGENTE ZIGZAG: Amante. Traidor. Herói. Espião - Ben Macintyre


Macintyre, Ben; 
Brito, Rui Santana (trad.) 
- AGENTE ZIGZAG: 
Amante. Traidor. Herói. Espião,
Colecção O Passado e o Presente, 
Lisboa: Guerra & Paz, 2009.
349, [3] p., [16] p. il. : il. ; 23 cm - Brochado.
SINOPSE
Eddie Chapman era um ladrão de baixa categoria e muita audácia. Preso na ilha de Jersey em 1939, após ser detido em circunstâncias rocambolescas, a sua vida prisional interrompe-se com a invasão alemã da ilha. Reconhecendo nele o potencial de um espião, os alemães convidam-no a trabalhar para eles. Chapman, claro, aceita.
Na noite de 1 de Dezembro de 1942 um pára-quedista nazi aterra num campo do condado de Cambridge com a missão de sabotar o esforço de guerra britânico. Com o que os alemães não contavam, porém, era que Eddie Chapman escondesse um herói dentro do traidor, um homem cuja fidelidade à pátria permanecia, apesar de tudo, intacta. Entrando imediatamente em contacto com os serviços secretos ingleses, em breve Eddie Chapman, se tinha convertido no Agente Zigzag do serviço de segurança britânico MI5, um homem corajoso que durante vários anos viveria entre Berlim e Londres, mistificando os serviços secretos alemães, que nele depositavam a mais absoluta confiança. O vilão provara ser também um homem de consciência. O seu problema - assim como o das suas muitas amantes e dos seus chefes - era distinguir onde terminava um e começava o outro.
Durante muito tempo os ficheiros do Agente Zigzag foram mantidos fora do alcance do público. Ben Macintyre teve acesso em primeira mão a uma panóplia de diários, cartas, fotografias e documentos secretos agora desclassificados e construiu este livro fascinante sobre o mais sensacional agente duplo britânico. E é tudo real, por incrível que pareça.
Exemplar novo.
1ª edição
€7.50
Iva e portes incluídos.