Nóvoa, António
- EVIDENTEMENTE: histórias da educação,
Porto: Asa, 2005.
128 p. : il. ; 24 cm + 1 CD-ROM.- Encadernado (capa dura).
Palavras-chave: História da educação - séc. 19-20; Política educativa; Educadores portugueses; Psicopedagogia; Analfabetismo; Formação de professores; Atraso educacional; Portugal
Este livro segue acompanhado de um CD-ROM cuja coordenação foi assegurada em conjunto com a
Filomena Bandeira:
• Repertório da Imprensa de Educação e Ensino -Trabalho publicado em 1993, que apresenta fichas
analíticas de 530 periódicos dedicados a temas de educação e ensino.
• Dicionário de Educadores Portugueses - Livro publicado em 2003 que contém 900 biografias de homens e mulheres que se dedicaram ao ensino e à educação.
• Catálogo da Imprensa de Educação e Ensino - Base de dados com cerca de 2300 registos bibliográficos de periódicos pedagógicos, escolares, associativos e institucionais.
• Bibliografia Portuguesa da Educação - Base de dados com cerca de 5000 registos bibliográficos de títulos essencialmente da responsabilidade dos autores incluídos no Repertório e no Dicionário.
Estamos perante um enorme volume de dados e de informações, que abrange fundamentalmente o período que vai da “Revolução Liberal” (1820) ao “25 de Abril” (1974).
O utilizador pode ler cada uma destas obras, isoladamente, ou realizar pesquisas simples e cruzadas
designadamente a partir de nomes, de títulos e de palavras-chave.
O CD-ROM contém diversas funcionalidades, sendo possível gravar e imprimir todos os documentos, bem como os resultados das pesquisas efectuadas.
O corpus documental está centrado na “educação escolar”, mas tem inúmeras ligações à educação não formal, às problemáticas associativas e assistenciais, à educação familiar e às práticas culturais relacionadas com a infância e a juventude.
Exemplar novo.
1ª edição
€22.00
Iva e portes incluídos.