REVISTA DE PORTUGAL - Vitorino Nemésio




Nemésio, Vitorino (director) 
- REVISTA DE PORTUGAL
Coimbra / Lisboa.
Dez números, 1937-1940 completo.
Bom estado.
€225.00
Iva e portes incluídos.

Revista de Portugal
"Recuperando o nome e, até certo ponto, a ideia da revista fundada por Eça de Queirós no final do século XIX, a Revista de Portugal, dada à estampa em 1937, foi dirigida por Vitorino Nemésio e, inicialmente, secretariada por Alberto Serpa. Designa-se como "publicação exclusivamente literária e artística" e define, no n.º 1, a intenção de abrir as suas páginas a uma arte que manifeste a aspiração de "liberdade íntima, autenticidade na sua expressão, humanidade e beleza nos seus fins". Corroborando a independência que Vitorino Nemésio sempre proclamou para a literatura e propondo-se ser o ponto de encontro de várias tendências e gerações literárias, a Revista de Portugal acolherá simultaneamente textos de autores saudosistas, modernistas, presencistas e neorrealistas, através de rubricas de criação e teorização literária, recensão, biografia, história da literatura, crítica ou ensaio filosófico. Assumiu um papel cultural de relevo, pela revelação de inéditos (Herculano, Antero, Manuel Larangeira, Teófilo Braga, António Nobre, Fialho, Raul Brandão, Camilo Pessanha, etc.), pela divulgação de autores de língua portuguesa, nomeadamente dos modernistas, e pela difusão de literaturas estrangeiras, através de recensões e ensaios, nomeadamente da literatura brasileira (Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Cecília Meireles, Gilberto Freyre, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, etc.), francesa (Cocteau, Proust, Valéry, etc.) e inglesa (Virginia Woolf, Aldous Huxley, D. H. Lawrence, etc.)."
Revista de Portugal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-06-14 20:51:06]. Disponível na Internet: 
"A Revista de Portugal foi uma revista fundada, em Coimbra, em 1937, por Vitorino Nemésio e secretariada, inicialmente, por Alberto de Serpa.
A primeira edição da revista data de outubro de 1937.
A última edição data de novembro de 1940.
Publicação trimestral de literatura, ensaio, crítica, poesia, teve um grande impacto na cultura portuguesa na época. Contou, entre outros colaboradores, com José Régio, Miguel Torga, Adolfo Casais Monteiro, João Gaspar Simões, Delfim Santos, Sant'Anna Dionísio e José Marinho.
É através da Revista de Portugal que Vitorino Nemésio publica, pela primeira vez, alguns dos poemas de Bicho Harmonioso e Eu, comovido a Oeste, bem como alguma das páginas, em forma de conto, do que mais tarde viria a ser a sua principal obra em prosa Mau Tempo no Canal, publicada em 1944."
In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_de_Portugal