AS BELAS ARTES PLÁSTICAS EM PORTUGAL DURANTE O SÉCULO XVII - Luís Xavier da Costa





Costa, Luís Xavier da; 
Sampaio, Albino Forjaz de (pref.) 
AS BELAS ARTES PLÁSTICAS EM PORTUGAL DURANTE O SÉCULO XVIII: resumo histórico
[S.l. : s.n.], 1935 ( Lisboa : -- Centro Tip. Colonial).
Encadernação meia francesa com lombada e cantos em pele; lombada de cinco nervuras com artísticos ferros dourados (Encadernação Palhares); preserva as capas de brochura e a lombada originais; levemente aparado e carminado à cabeça.
Ilustrado com reproduções de gravuras e vinhetas do século dezoito executadas por Bertrand (Irmãos), Lda, impresso em papel da Companhia do Papel do Prado.
Obra que apresenta reproduções reduzidas fac-similadas das gravuras setecentistas e incluindo um capítulo sobre os calígrafos, gravadores de estampas, abridores de cunhos e pedras finas; pintores estrangeiros vindos a Portugal; pintores de perspectivas, etc.
Tiragem limitada a 500 exemplares. 
“O Dr. Xavier da Costa já era para Sequeira o que Queiroz é para a cerâmica, o Barbosa Machado ou o Innocêncio para bibliografia, etc. Agora o seu magnífico trabalho sobre As Belas-Artes Plásticas em Portugal no século XVIII, dá-lhe um logar proeminente, na bibliografia da nossa História da Arte. (…) É que eu sei, pelo manusear constante dos velhos papeis, o trabalho que cada linha das suas páginas representa. Eu sei como ele do nada fez surgir um todo, e como o montão informe de notas, dados, nomes, datas, se alinhou em forma, se concatenou em quadros, e tomou vida tão perfeita…”. Albino Forjaz de Sampaio (prefácio)
Muito bom exemplar.
1ª edição
€55.00
Iva e portes incluídos.