Mendonça, José Tolentino
- A ATUALIDADE DE FREI AGOSTINHO DA CRUZ,
Setúbal: Câmara Municipal, 2020.
57 p.; 23 cm - Brochado.
A obra resulta de uma conferência apresentada pelo cardeal José Tolentino de Mendonça em Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sobre a vida e obra de Agostinho da Cruz, no âmbito das celebrações do IV Centenário da morte e dos 480 anos do nascimento do poeta e frade, que serviu para exaltar os valores ambientais.
José Tolentino Mendonça, ordenado cardeal no ano passado pelo Papa Francisco e actualmente responsável pelo Arquivo e Biblioteca Apostólica do Vaticano, deslocou-se a Setúbal para uma conferência dedicada a frei Agostinho da Cruz, figura imortalizada no Tríptico dos Setubalenses Ilustres, fresco histórico de Luciano dos Santos, exposto no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde decorreu a sessão.
Na conferência, organizada pela Diocese de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, e da qual resulta o livro agora editado pela autarquia, o cardeal propôs ao público um diálogo que ressoasse a “luminosa atualidade” do frei Agostinho da Cruz.
Frei Agostinho da Cruz, cujo nome secular era Agostinho Pimenta, nasceu em Ponte de Barca, Alto Minho, e morreu em Setúbal. Aos 20 anos, o poeta da liberdade, como também é conhecido, toma uma opção de vida radical, tomando o hábito dos frades arrábidos.
Exemplar novo.
1ª edição
€7.00
Iva e portes incluídos.