O AVESSO DO BORDADO: ensaios de literatura - Teresa Cristina Cerdeira

Cerdeira, Teresa Cristina 
- O AVESSO DO BORDADO: 
ensaios de literatura
Colecção Estudos de Literatura Portuguesa, 
Lisboa: Caminho, 2000.
331, [3] p. ; 21 cm - Brochado.
SINOPSE
Já se disse que o bordado é tanto mais belo quanto mais generosamente permite que se lhe observe o avesso. O avesso do bordado é o risco da escrita ensaística.
À guisa de metáfora, diremos que, dos ensaios aqui reunidos sobre vários autores, estes retalhos mostram a cor da linha e o traçado da agulha sobre a tela:
«Se o espelho de Orpheu é o espelho de Alice, o espelho de presença é o espelho de Narciso: com o primeiro ultrapassa-se o reflexo para viver o prodígio, com o outro vive-se da contemplação da própria imagem que a poesia poderia oferecer. Contemplação para além no salto que recusa a mimese, ou contemplação que se resume na morte por analogia.» - (Fernando Pessoa: «Pessoa e a aventura suicida da modernidade», p.71)
«E se Lisboa é Casablanca nos anos 40, Lourenço Marques é também Casablanca nos anos 70, com direito a avionetas, pilotos, jogos de póquer, gente falida, traições e até mesmo a um pianista, também Samuel, a tocar um só aparentemente extemporâneo As time goes by nas noites do Hotel Polana, de frente para o mar africano, enquanto ruía um império centenário e apostava-se, ainda então, com optimismo absoluto na liberdade dos novos países a haver.» - (Helder Macedo: «Em passeio com Pedro e Paula», p. 182) )
«[...] fazendo dialogar vozes diversas, reelaborando linguagens, reexaminando textos, trazendo para o presente os ecos do passado, fazendo, enfim, vivo e presente o que a letra fixou, a literatura colabora, da forma mais democrática e generosa, com a epifania da História.» - (José Saramago: «Reler Portugal em Pessoa e Camões», p. 284)
Magnifico exemplar.
1ª edição
€15.90
Iva e portes incluídos.