OS MUNDOS (IM)POSSÍVEIS DE VERGÍLIO FERREIRA - Carlos M. F. da Cunha

Cunha, Carlos M. F. da 
- OS MUNDOS (IM)POSSÍVEIS DE VERGÍLIO FERREIRA, Colecção Prémios de Revelação APE/IPLB. Ensaio Literário, 
Algés: Difel, 2000.
162 p. ; 21 cm - Brochado.
Bibliografia, p. 153-160
“Escrever um romance é um acto cosmológico. Para contar uma história há que começar por construir um mundo.”, afirma Umberto Eco.
Justamente, este ensaio vê a literatura como manifestação da imaginação e da sua capacidade de construir mundos. Pretende interpretar a obra vergiliana, que fala da busca de um sentido para a existência, do sentimento trágico da vida perante os limites da condição humana e a evidência da morte, à luz da teoria dos mundos possíveis e da narratologia. Em Vergílio Ferreira, os mundos possíveis passam pelo poder da palavra e da ficção como modo de redenção da condição humana, quer pela autognose, quer pela possibilidade de instaurarem o impossível, através da criação de mundos alternativos ao real.
O autor leccionou Teoria da Literatura na Universidade do Minho e publicou vários artigos, nomeadamente sobre Vergílio Ferreira e hermenêutica literária, em revistas académicas da especialidade.
Obra galardoada com o Prémio de Revelação APE/IPLB – ensaio literário (1997) e o Prémio Ensaio David Mourão-Ferreira (1998) da Câmara Municipal de Cascais.
Excelente exemplar.
1ª edição
€8.40
Iva e portes incluídos.