UM DIA EM YÈVRE - Maria do Carmo Galvão Teles, Sofia de Melo Breyner Andresen

Teles, Maria do Carmo Galvão; 
Andresen, Sofia de Melo Breyner (co-autor) 
- UM DIA EM YÈVRE
Colecção Livros de Fotografia nº 8, 
Lisboa: Assírio & Alvim, 1995.
[25] p. : il. ; 24 cm.
Encadernação editorial com sobrecapa em papel; miolo irrepreensível; exemplar nº 602 da tiragem cartonada de 750 ex., numerados e assinados pela autora, da mesma edição existe também uma tiragem normal em brochura.
Este livro é a recordação de um dia passado em Yèvre-le-Chatel na casa de campo de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. A fotógrafa Maria do Carmo Galvão Teles foi sobretudo sensível à atmosfera, à luz, às marcas de Arpad e de Vieira, tão presentes em tudo, tão representativas da pintura de ambos. Dois poemas de Sophia de Mello Breyner aprofundam o ambiente poético destas belas imagens de grande intimidade.
Bom exemplar.
1ª edição
€15.00
Iva e portes incluídos.



'Vieira da Silva e Arpad Szenes. Um dia em Yèvre. Fotografias de Maria do Carmo Galvão Teles' é o nome da exposição que está patente até ao dia 6 de março na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva. Esta mostra, comissariada por Marina Bairrão Ruivo, inclui vinte e quatro fotografias, pertencentes à coleção do museu e da fotógrafa,  e duas pinturas a óleo do casal Szenes, da coleção pessoal de Maria do Carmo Galvão Teles.
Datadas de 1984, as fotografias agora apresentadas, testemunham o registo de um dia passado na casa de campo do casal de artistas, em Yèvre-Le-Châtel, no Loiret. Espaço de convívio e de trabalho, além da casa conhecida por “La Maréchalerie” os pintores tinham cada um o seu atelier, era ali que passavam os meses de Verão e onde recebiam os amigos.
Esta exposição é uma tripla homenagem, a Arpad Szenes, retratado de forma tão fiel na fase final da sua vida, a Maria Helena, naquele que é um dos seus últimos registos artísticos em fotografia, a Maria Nobre Franco, galerista, colecionadora, amiga dos três artistas e administradora da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva entre 2008 e 2015, ano da sua morte.
Em 1995 seria lançado no museu Arpad Szenes-Vieira da Silva o livro Um dia em Yèvre, com a maioria das fotografias agora expostas. Tinham passado dez anos da data da sua realização. 
A Fundação EDP é Mecenas Principal da programação da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, reforçando a sua atuação como um dos principais mecenas das artes em Portugal. - texto Fundação EDP aquando da exposição em 2016.