D. FREI ALEXANDRE DE GOUVEIA, BISPO DE PEQUIM: 1751-1808: contribuição para o estudo das relações entre Portugal e a China - António Graça de Abreu

Abreu, António Graça de 
- D. FREI ALEXANDRE DE GOUVEIA, BISPO DE PEQUIM: 
1751-1808: contribuição para o estudo 
das relações entre Portugal e a China
Colecção Estudos e Documentos nº 9, 
Lisboa: Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão 
Portuguesa, Universidade Católica Portuguesa, 2004.
252 p. : il. ; 25 cm - Brochado.
Bibliografia: p. 227-238.
Ilustrado em extratexto com qiuatro fotogravuras coloridas sobre papel couché; lombada sem quebras e ligeiramente descolorida por exposição solar; miolo muito limpo.
O franciscano D. Alexandre de Gouveia nasceu em 1751. Partiu para a China, via carreira da Índia, em 1783, após a sua nomeação para bispo de Pequim. Em Macau reabriu o seminário de S. José e, chegado à sua diocese em Janeiro de 1785, teve de lutar contra as divisões existentes entre as quase três dezenas de missionários católicos que viviam então em Pequim. Teve ainda de enfrentar e as cíclicas perseguições contra as cristandades chinesas. Dotado de sagesse, bom senso e uma inesgotável vontade de conhecer o mundo que se abria diante dos seus olhos e entendimento, acabou por se assumir como um bom bispo à frente dos trinta mil católicos chineses espalhados pela sua diocese de Pequim e como um bom gestor dos quotidianos dos missionários europeus na capital da China. Faleceu em Junho de 1808, em Pequim, e está enterrado no cemitério católico de Zhalan.
Esta obra dá-nos uma visão abrangente da vida de D. Frei Alexandre de Gouveia, desde os seus tempos de menino em Évora, até aos estudos no curso de Matemáticas na Universidade de Coimbra, a sua longa viagem para a China e finalmente os seus 23 anos à frente da diocese de Pequim.
O período final do reinado do imperador Qianlong, falecido em 1799, e os primeiros anos de reinado do imperador Jiaqing são também objecto de detalhado estudo, tantando-se conceptualizar as condicionantes socias e políticas que condicionavam a actividade dos missionários europeus na China.
Muito bom exemplar.
1ª edição
€18.00
Iva e portes incluídos.



Índice
Da Transliteração
Siglas e Abreviaturas
Dedicatória
Agradecimento
Introdução
I. A Formação Humana e Religiosa
II. A Nomeação para o Bispado de Pequim
III. A Grande Viagem para a China
IV. Em Macau, Cidade do Santo Nome de Deus
V. D. Frei Alexandre de Gouveia na sua Diocese
VI. O Cristianismo e o Mundo Chinês
VII. A Construção dos Quotidianos
VIII. Missionários, Embaixadores e Mandarins
IX. Inquietações e Silêncios no Perpassar dos Dias
X. A Missão da Coreia
XI. Os Últimos Anos
Conclusão
Documentos Inéditos
Glossário Chinês
Fontes e Bibliografia
Imperadores das Dinastias Ming e Qing
Índice Analítico, Toponímico, Antroponímico e de Assuntos