NO BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO LIBERAL - Vital Moreira, José Domingues (3 volumes - completo)


Moreira, Vital; 
Domingues, José (co-autor) 
NO BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO LIBERAL
3 volumes, 
Porto: Porto Editora, 2020-2021.
269, [1] pp. + 335 pp. + 344 pp.: il. ; 24 cm - Brochados.

Vol. I - Da Revolução à Constituição, 1820-1822
SINOPSE
Há um antes e um depois da Revolução Liberal de 1820-1822 na nossa história política, institucional e constitucional (e não só).
Tratou-se, antes de mais, de pôr fim ao despotismo da Monarquia absoluta, limitar o poder do Estado e instaurar as liberdades individuais; veio a seguir a institucionalização constitucional de um novo regime político, baseado na soberania da Nação, no poder político representativo, através de um parlamento eleito, na separação de poderes e na subordinação do Governo à lei. Com a nova era constitucional, os portugueses deixaram de ser súbditos de um poder alheio, sem direitos, para passarem a ser cidadãos de pleno direito, titulares de direitos políticos, nomeadamente o de elegerem a representação nacional.
A Revolução vintista edificou entre nós os alicerces do constitucionalismo democrático que, um século e meio depois, a Constituição da República Portuguesa de 1976 veio recuperar e aprofundar. Por isso, o conhecimento da Revolução Liberal não releva somente da curiosidade ou da erudição histórica, pois ela continua a dizer-nos diretamente respeito, como beneficiários da liberdade política e da cidadania que nos legou.
É dessa história que trata este livro, o primeiro de uma série de três obras evocativas do bicentenário da Revolução Liberal.
Vol. II - Os 40 dias que mudaram Portugal
SINOPSE
As revoluções têm por objetivo imediato a tomada do poder para mudarem as instituições e quase todas começam pelo assalto à sede do poder vigente. No caso da nossa Revolução Liberal, porém, a insurreição ocorreu no Porto, estando o poder em Lisboa, pelo que somente poderia dar-se por vitoriosa com a conquista da capital. Este livro relata os agitados e aventurosos quarenta dias que a Revolução demorou a percorrer, desde a alvorada no Porto até à entrada triunfal em Lisboa.
Diferentemente dos relatos usuais, esta é uma versão da Revolução ao vivo, assente nas memórias dos seus protagonistas, nos relatos dos que a viveram e nos recortes dos jornais da época que a noticiaram.
Esses quarenta dias iniciaram o breve triénio liberal, que culminou na aprovação da nossa primeira Constituição (1822) e na inauguração do sistema de representação parlamentar entre nós, mudando efetivamente Portugal - para sempre. Apesar da reação antiliberal e anticonstitucional da Vilafrancada (1823), a Revolução constitucional vintista não somente inaugurou o moderno constitucionalismo entre nós, mas também estabeleceu os alicerces do constitucionalismo democrático, que se repercutiu até à atual Constituição da República Portuguesa de 1976.
Vol. III - Vida e Obra Política de José Ferreira Borges
SINOPSE
José Ferreira Borges (Porto, 1786-1838) faz parte da geração heroica de 1820, que mudou o rumo político de Portugal, colocando-o na senda da modernidade política. Sendo, junto com Manuel Fernandes Tomás, um dos vultos maiores da Revolução Liberal, esteve sempre presente, desde a fundação do Sinédrio até ao final da sua vida, nos momentos mais críticos do País, quer participando ativamente, quer usando combativamente a sua aguçada pena, sobretudo contra a usurpação miguelista (1828-1832).
Havendo vários estudos sobre aspetos marcantes da sua vida e da sua carreira profissional – sobretudo como jurisconsulto, economista e comercialista –, faltava um estudo especialmente dedicado ao seu percurso político e às suas ideias político-constitucionais, desde as Cortes Constituintes de 1821-1822, passando pelos escritos políticos dos seus dois exílios em Londres e pela sua adesão à Carta Constitucional (1826), até à sua morte em 1838, após o triunfo do Setembrismo (1836), a que não aderiu.
É objetivo do presente livro colmatar essa lacuna historiográfica, percorrendo o pensamento político-constitucional de Ferreira Borges e coligindo e analisando os seus escritos políticos.
Exemplares novos.
Conjunto completo.
1ª edição
€50.00
Iva e portes incluídos.