CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS CULTURAIS NAS TRADIÇÕES CONTÍSTICAS PORTUGUESA E CHINESA - Ana Maria Costa Lopes
Lopes, Ana Maria Costa
- CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS CULTURAIS NAS
TRADIÇÕES CONTÍSTICAS PORTUGUESA E CHINESA,
Colecção Estudos e Documentos nº 7,
Lisboa: Universidade Católica Portuguesa - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2000.
219 p. : il. ; 25 cm . Brochado.
Esta obra perscruta as imagens da sociedade e da família através dos contos tradicionais portugueses e chineses depois de uma viagem através da história desta literatura dos dois países e das características de cada uma delas. Verificam-se muitas diferenças entre as duas tradições, quer no modo de transmissão, quer na fixação ou divulgação dos textos.
De modo a poder compreender as mensagens transmitidas nestas narrativas foram igualmente estudadas as nomenclaturas e realidades familiares portuguesas e chinesas. No que respeita às imagens relativas aos tipos de casamento, de família e relações familiares, ao papel e funções de cada um dos sexos e à hierarquia e ao poder ligados à idade e ao sexo em cada um dos países, constata-se serem algumas delas completamente inesperadas e negam a realidade. Outras, no entanto, não têm nada de surpreendente como é o caso do papel secundário atribuído às mulheres nas duas sociedades.
Exemplar novo.
1ª edição
€10.00
Iva e portes incluídos.
ASSUNTOS: Conto de tradição oral chinês e conto de tradição oral português -- Estudos comparativos
Introdução
1. A definição de uma problemática e o percurso de uma escolha
2. Imagens da sociedade e da família nos contos populares
3. Metodologia
Capítulo I. Conto e tradição popular chineses
1. A tradição popular antes da dinastia T'ang: os shiao-shuo
2. O ambiente sócio-cultural do período T'ang (618-907)
Os pien-wen e o conto popular
Os hua-pen ou 'guiões' dos contadores de histórias
Chuan-c'hi, a história literária, material do contador de histórias
3. A Dinastia Song (960-1279)
Os contadores da dinastia Song e suas histórias
4. A Dinastia Yuan ou Mongol (1279-1368)
5. A dinastia Ming (1368-1644)
6. A dinastia Manchou ou Qing (1644-1911)
7. O movimento de recuperação da literatura popular no século XX após a queda da dinastia Qing
8. A colectânea de contos chineses
Capítulo II. Conto e tradição popular portugueses
1. Os percursos do conto tradicional da Idade Média ao século XIX
2. O Romantismo face ao legado tradicional
3. As grandes colectâneas de contos e seus pressupostos metodológicos
Joaquim Teófilo Braga (1843-1924)
Adolfo Coelho (1847-1919)
J. Leite de Vasconcelos (1858-1941)
Zózimo Consiglieri Pedroso (1851-1910)
Francisco Xavier Ataíde de Oliveira (1842-1915)
António Tomás Pires (1850-1913)
Ana de Castro Osório (1872-1935)
4. Colectâneas do século XX
5. Transmissão e recepção da tradição oral
6. A colectânea de contos portugueses
Capítulo III. Confluência cultural em Macau
1. Algumas notas histórico-demográficas
2. As mulheres e a questão da etnicidade macaense e da transmissão cultural
3. A língua
4. A literatura macaense: adivinhas, cancioneiro e pasquins
5. Outros aspectos da confluência cultural em Macau
Capítulo IV. Nomenclaturas e realidades familiares no Oriente e no Ocidente
1. A nomenclatura da família ocidental e oriental
A família ocidental
A família chinesa
2. Alguns aspectos da sociedade chinesa
Os fundamentos confucionistas
Papéis e relações familiares
Papéis masculinos
Papéis femininos
3. A família portuguesa
Diferenças entre o Norte e o Sul de Portugal
Papéis femininos e masculinos
O casamento
Capítulo V. Imagens da família e da sociedade nos contos populares chineses e portugueses
1. Panorâmica das temáticas dos contos chineses e portugueses
Contos da colectânea chinesa
Contos portugueses
Algumas semelhanças e diferenças temáticas
2. Configurações culturais comparadas
Números relativos às personagens
Equilíbrios e desequilíbrios sexuais
A idade das personagens
A natureza das personagens
Os atributos das personagens
As funções de ajuda e oposição
Afastamento e retorno das personagens
Família de orientação
As relações familiares
Papel dominante na família
Tipos de casamento
O casamento romântico
Família de procriação dos actores principais
Local de residência do casal
Desnível social no casamento
Estatuto social das personagens
Metamorfose social dos actores
Desenlace final
Conclusão
Apêndice 1. População macaense
Apêndice 2. Metamorfose ontológica dos actores
Bibliografia