SOB O SIGNO DA ETNOGRAFIA:
as origens de um museu regional,
Angra do Heroísmo: Museu de Angra do Heroísmo, 2000.
79, [1] p. : il. ; 27 cm - Brochado.
Bibliografia, p. 31-33.
Sem quebras na lombada; carimbo de oferta na página de guarda; miolo irrepreensível.
Esta exposição constitui uma realização ainda enquadrada no âmbito dos 50 anos do Museu de Angra do Heroísmo e constitui uma espécie de regresso às sua origens.
O Museu, fundado em 30 de Março de 1949, sob a inspiração do Instituto Histórico da Ilha Terceira, constitui um acontecimento decisivo para a história da cultura local.
Esta exposição tem como base fundamental estudo e a reflexão sobre as origens do Museu e baseia-se num trabalho de investigação de Helena Ormonde, técnica assessora do Museu, no âmbito do curso de mestrado sobre Museologia e Património. Como suporte desta exposição foi realizado o estudo e a investigação do tema proposto e elaborados os programas científico, museológico e museográfico. Destina-se a toda a comunidade residente nesta ilha e a quem nos visita e, especialmente, a todos os que têm desenvolvido o seu trabalho na área da cultura popular, assim como aos estudantes, jovens licenciados e investigadores.
Assim, a colecção etnográfica do Museu de Angra do Heroísmo ganha uma nova visibilidade e importância com a realização desta exposição e poderá servir de pretexto para o debate e a reflexão sobre o futuro enquadramento e a sua apresentação pública permanente. Trata-se, assim, de dar destaque ao estudo científico da herança social do povo da Ilha Terceira e dos Açores em geral, ou seja, o estudo dos vários aspectos da cultura espiritual e material.
Muito bom exemlar.
1ª edição
€9.00
Iva e portes incluídos.