IMPORTÂNCIA CAPITAL DO SÃOSKRITO COMO BASE DA GLOTTOLOGIA ÁRICA E DA GLOTTOLOGIA ÁRICA NO ENSINO SUPERIOR DAS LETTRAS E DA HISTÓRIA - G. de Vasconcelos Abreu




Abreu, G. de Vasconcelos 
- IMPORTÂNCIA CAPITAL DO SÃOSKRITO 
COMO BASE DA GLOTTOLOGIA ÁRICA E 
DA GLOTTOLOGIA ÁRICA NO ENSINO SUPERIOR 
DAS LETTRAS E DA HISTÓRIA
Lisboa: Imprensa Nacional, 1878.
39 p.; 30 cm
Título na f. de rosto: "2º relatório : o Sãoskrito e a glottologia árica no ensino superior das Letras e da Historia"
Encadernado; conserva as capas de brochura originais; contém a pequena folha com a Errata; pequenos e muito escassos pontos de acidez; miolo muito limpo.
Muito bom exemplar.
1ª edição
€15.00
Iva e portes incluídos.


Guilherme de Vasconcelos Abreu 
(Coimbra, 1842 – Lisboa, 1907) 
(...) Segundo Adolfo Coelho, que Vasconcelos Abreu (1878a, 13) nomeou como o primeiro cultor da Glotologia em Portugal, o sanscritista terá publicado três relatórios decorrentes do período de realização da sua missão científica no estrangeiro. O primeiro teria sido publicado no Diário do Governo a 21 de setembro de 1877, informação que não conseguimos confirmar. Os outros dois saíram em 1878, na Imprensa Nacional, como fascículos – e com uma tiragem de 1000 exemplares cada um – e são identificados, respetivamente, como primeiro e segundo relatórios. Se o primeiro fascículo – Investigações sobre o Caracter da Civilização Árya-Hindu – foi concluído a 15 de janeiro de 1877 e remetido a Andrade Corvo a partir de Paris, o relatório relativo ao segundo ano de estudos foi concluído a 21 de janeiro de 1878 – Importancia Capital do Sãoscrito como Base da Glottologia Árica –, mas desta vez dirigido ao então presidente do Conselho de Ministros, Marquês d’Ávila e de Bolama, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino. Na folha de rosto do último, Vasconcelos Abreu subscreve-se como “Discípulo de Haug (Munique) e de Bergaigne (Paris)”. A terceira, e última, parte deste relatório diz especificamente respeito às “vantagens praticas e immediatas [que] resultam do conhecimento d’elles [os Estudos Orientais] para a organisação scientifica em Portugal e de administração colonial” (1878b, 1). (...) - Marta Pacheco Pinto (excerto retirado do site TECOP Textos e Contextos do Orientalismo Português)

Guilherme Augusto de Vasconcelos Abreu (Coimbra, 1842 - 1907), foi um orientalista, militar, geógrafo, literato e escritor português.