RELATORIO DA ASSOCIAÇÃO PROTECTORA DE MENINAS POBRES: relativo ao anno economico de de 1908 a 1909 e apresentado á Assembelia Geral no dia 18 de Janeiro de 1910



RELATORIO DA ASSOCIAÇÃO PROTECTORA 
DE MENINAS POBRES: 
relativo ao anno economico de de 1908 a 1909 e apresentado á 
Assembelia Geral no dia 18 de Janeiro de 1910
Lisboa: Escola Typ. das Officinas de S. José, 1910.
22 p.; 21,4 cm - Brochado.
Exemplar que ainda preserva na capa posterior o selo e nome da destinária, Marquesa de Rio Maior, uma das benfeitoras da associação; miolo muito limpo.
Muito bom exemplar.
Invulgar.
1ª edição
€15.00
Iva e portes incluídos.


A Associação Promotora da Criança foi fundada em 1859 por Teresa de Saldanha, com o nome original de Associação Protetora das Meninas Pobres.
Teresa de Saldanha viria também, mais tarde, a fundar a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.
Foi em 1988 que a Associação reviu os seus estatutos e alterou o nome para Associação Promotora da Criança, ao mesmo tempo que celebrou Acordos de Cooperação com o Ministério da Educação e com a Segurança Social.
Atualmente, trata-se de uma Instituição Particular Sem Fins Lucrativos (IPSS), destinada a receber utentes para as valências de Berçário, Creche e Jardim de Infância.

Teresa de Saldanha (4 de setembro de 1837 – 8 de janeiro de 1916), de seu nome completo Teresa Rosa Fernanda de Saldanha Oliveira Juzarte Figueira e Sousa, foi uma religiosa dominicana, fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e pintora portuguesa.
Teresa de Saldanha, baptizada e registada Teresa Rosa Fernanda de Saldanha Oliveira Juzarte Figueira e Sousa, nasceu a 4 de setembro de 1837, em Lisboa, no Palácio da Anunciada, na Rua das Portas de Santo Antão, sendo filha de João de Saldanha Oliveira Juzarte Figueira e Sousa, 3.º Conde de Rio Maior, e de Isabel Maria dos Prazeres de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, filha do diplomata José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 1.° Conde de Vila Real e 6º Morgado de Mateus. Era a segunda filha dos quatro filhos do casal, sendo irmã de António José de Saldanha Oliveira e Sousa, 1.º Marquês de Rio Maior, José Luis de Saldanha Oliveira e Sousa e de Maria Teresa de Saldanha de Oliveira e Sousa.