POTAMOLOGIA: estudos sobre o Tejo: secção de Vila Velha de Rodam a Tancos - Luís Filipe de Lencastre Schwalbach Lucci



Lucci, Luís Filipe de Lencastre Schwalbach 
- POTAMOLOGIA: 
estudos sobre o Tejo: 
secção de Vila Velha de Rodam a Tancos
Lisboa: Tip do Anuario Comercial, 1915.
87 p.: il.; 24,5 cm - Brochado.
Dissertação para o Concurso de Assistente do 5º grupo (Geographia) da Faculdade de Letras de Lisboa; contém dois mapas desdobráveis; pequena lacuna na parte inferior da lombada; esparsos e dispersos pontos de acidez; miolo limpo.
Bom exemlar.
1ª edição
€22.00
Iva e portes incluídos.

Luís Filipe de Lencastre de Schwalbach Lucci. (Lisboa 1888 - 1956) Geógrafo e historiador, professor na Faculdade de Letras de Lisboa. 

(...) Datam de 1915 e de 1918 dois estudos deste geógrafo que se contam entre os poucos da Geografia da época, e que foram incluídos na Bibliografia Geográfica. São do âmbito da Geografia Física, para os quais Schwalbach realizou trabalho de campo: o primeiro incide numa secção do rio Tejo – Potamologia: estudos sobre o Tejo (Secção de Vila Velha de  Rodam a Tancos) – e o segundo sobre a Ria de Aveiro: Estudos geográficos: alterações litorais – A Ria de Aveiro. Este último, como se verá, persiste até hoje como um dos estudos de Schwalbach mais citados. (...)
Extracto retirado de: Ricardo, Bárbara Maria Mesquita - Luís Schwalbach (1888-1956): contributos para a História da Geografia Portuguesa, Dissertação de Mestrado, Lisboa: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, 2018.