Huysmans, Joris Karl;
Fernandes, Aníbal (trad.)
- ALÉM,
Colecção Beltenebros nº 5,
Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
315, [4] p. ; 21 cm - Brochado.
Em 1891, Além foi considerado uma grande audácia e multiplicou-se na tiragem até às dezenas de milhares.
Como um desses malabaristas que mantêm vários objectos no ar, Huysmans concentrou temas de várias frentes no seu romance, todos a maior ou menor distância de uma mesma luta: a que confronta dois poderes, do Bem e do Mal, a que opõe desde a Idade Média a igreja de Roma e o seu reverso satânico. Há, como ilustração de tudo isto, a história de Gilles de Rais, monstruoso pedófilo dos tempos de Joana d'Arc, a história da promiscuidade das mais altas figuras da Igreja com os praticantes da magia, o relato de uma missa negra em Paris, uma aventura em lençóis um tanto frios mas sem o véu de nenhum disfarce sobre a sua sexualidade malsã.
Mas também o escritor J.-K. Huysmans num ponto alto da sua obra. O que fez André Breton manifestar-se, nas primeiras páginas de Nadja, como grande devedor de um seu ensinamento: saber levar «ao extremo essa discriminação necessária, vital, entre o elo de tão frágil aparência que pode ser-nos do máximo socorro, e o aparelho vertiginoso das forças que se conjuram para meter-nos ao fundo».
Georges Charles Marie Huysmans nasceu em Paris em 1848, mas sempre assinou as suas obras com uma versão flamenga do seu nome, JORIS-KARL, inspirada na ascendência do pai, procedente de uma linha de artistas. Amigo e discípulo de Zola e de Maupassant, cedo ultrapassará a escola naturalista, pelo seu estilo e singularidade. Caracteriza-se por uma expressão vigorosa e uma contínua devoção a temas artísticos, que impregnam a sua obra. A sua surpreendente adesão ao Catolicismo escandalizou os meios literários parisienses, que ele abandona ao retirar-se para viver como irmão oblato em Igny en le Marne. Depois da expulsão das ordens religiosas, regressa a Paris, onde vem a morrer, em 1907, de doença prolongada, suportada com abnegação cristã. A autenticidade de Huysmans e a originalidade do seu estilo levam a que até hoje seja objeto de um culto que ultrapassa o âmbito literário.
Exemplar novo.
1ª edição
€18.00 Vendido
Iva e portes incluídos.
Joris Karl Huysmans (1848-1907)
MMSARD
MMSARD