O OUTRO LADO DA LUA: a Ibéria segundo Eduardo Lourenço - Maria Manuel Batista


Batista, Maria Manuel (ed. lit.) 
- O OUTRO LADO DA LUA: 
a Ibéria segundo Eduardo Lourenço
Colecção Iberografias nº 3, 
Porto: Campo das Letras, 2005.
139 p. ; 24 cm - Brochado.
EXCERTOS
"Por ocasião do Oitavo Centenário da nossa cidade surgiu a ideia de criar nesta velha terra de fronteira entre Portugal e Espanha, um Centro de Estudos Ibéricos. A sugestão teve a boa fortuna de ser apadrinhada, de um lado e de outro dessa histórica fronteira, pelas duas instituições que, ao longo dos séculos e, em prioridade, foram um modelo da universidade peninsular: Salamanca e Coimbra. Sem esse patrocínio, não poderia ser levado a cabo o ambicioso projecto concebido para esse Centro: o de contribuir, não apenas para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península, mas para o estudo da Civilização Ibérica como um todo.
No estado actual do mundo, ameaçado ao mesmo tempo da uniformização em termos de tecnologia e de disseminação em termos de identidades culturais sobre si mesmas fechadas, a Península Ibérica oferece um exemplo raro de uma Comunidade Cultural de longo passado comum e de heranças partilhadas que a institui como um dos espaços privilegiados onde se joga o sentido da História presente e futura. Já é tempo de cultivar essa vinha comum com um interesse e um fervor incomuns.
A sombra tutelar de Oliveira Martins, criador do próprio conceito de Civilização Ibérica e autor da História dessa mesma civilização, inspira este projecto. Sabemos como Unamuno o admirava e comungava no mesmo ideário Ibérico. Mas o que era apenas ideologia ou visão há mais de um século é hoje conveniência e imperativo dos novos tempos. Ao conhecimento e à clara visão do que foi e continua sendo a versão peninsular da Europa se deve votar o nosso "Centro de Estudos Ibéricos" tanto mais que dela faz parte integrante a primeira, e até hoje nunca ultrapassada, vocação planetária da mesma Europa. O que foi sonho do mundo merece ser repensado para saber melhor quem fomos, quem realmente somos e quem podemos ser. Todos nós Ibéricos."
Mensagem do Prof. Eduardo Lourenço para a Primeira Reunião da Comissão Científica do Centro de Estudos Ibéricos que teve lugar na Guarda no dia 21 de Abril de 2001.
Exemplar novo.
1ª edição
€12.08
Iva e portes íncluidos.

ASSUNTOS:
Espanhóis -- Identidade cultural -- Séc. 20 -- [Ensaios]
Portugueses -- Identidade cultural -- Séc. 20 -- [Ensaios]
Espanha e Portugal -- Relações bilaterais -- Séc. 20 -- [Ensaios]

MMSARD