Kinzer, Stephen;
Graña, Rita (trad.);
Beleza, Jorge (trad.)
- OS HOMENS DO XÁ:
o golpe no Irão e as origens do terrorismo no Médio Oriente,
Lisboa: Tinta-da-China, 2007.
351, [1] p. : il. ; 23 cm - Brochado.
Bibliografia, p. 341-345
«A brilhante reconstrução que Stephen Kinzer faz do golpe de estado no Irão é ainda mais fascinante pelo simples facto de ser verdadeira. É tão apaixonante como um thriller e explica‑nos muito sobre as razões pelas quais os Estados Unidos estão hoje envolvidos em lugares como o Afeganistão e o Iraque.» — Gore Vidal
A Revolução Islâmica de 1979 e a subida ao poder do aiatola Khomeini assinalam uma viragem histórica que abriu caminho para o fundamentalismo islâmico tal como hoje o conhecemos. Mas como se explica a tomada de posições extremas que opõem Oriente e Ocidente? Como chegámos ao nível de violência actual?
Stephen Kinzer, repórter do New York Times e correspondente assíduo no Médio Oriente, conta‑nos a história do golpe de estado no Irão, em 1953, uma história de espiões, de sabotagem e de agentes secretos, de revoltas encenadas, de malas cheias de dinheiro e de encontros à meia‑noite, através da qual ficamos a compreender a ascensão do fundamentalismo islâmico e da oposição ao Ocidente que hoje domina o Islão. Os Estados Unidos e a Inglaterra, liderados por Einsenhower e Churchill, respectivamente, ao auxiliarem o derrube de um regime democrático, alteraram o curso da história.
Segundo Kinzer, «o golpe ofereceu aos Estados Unidos, e ao Ocidente em geral, um Irão em que se pôde confiar durante vinte e cinco anos. Esse foi um triunfo indiscutível. Porém, esse triunfo parece esmorecer».
Exemplar novo.
1ª edição
€26.35
Iva e portes íncluidos.
MMSARD