NARRATIVA HISTÓRICA PORTUGUESA - António Cândido Franco


Franco, António Cândido (compil.) 
- NARRATIVA HISTÓRICA PORTUGUESA
Colecção Textos Esquecidos, 
Lisboa: Guimarães, 1992.
198 p. ; 21 cm - Brochado.
Organização, introdução e notas de António Cândido Franco.
Excelente exemplar.
1ª edição
€6.49
Iva e portes íncluidos.

Assunto: Literatura Portuguesa -- Conto | Literatura Portuguesa -- Antologias

António Cândido Valeriano Cabrita Franco (Lisboa, 13 de Julho de 1956 é um professor universitário, poeta, ensaísta, escritor literário, historiador e romancista português.
É igualmente director da revista A Ideia[2].
Os seus escritos sobre a História de Portugal tomam como ponto de partida os cruzamentos ou as parecenças entre a História e a Lenda. Reclama para a História, na linha de Fiama Hasse Pais Brandão, o direito à alucinação, pois uma História sem a teatralidade do imaginário não está viva nem é real.
Estuda Teixeira de Pascoaes desde 1984 de forma ininterrupta. Em alguns dos trabalhos sobre o Poeta têm como preocupação destacar a relação privilegiada que o Surrealismo em Portugal, pela mão de Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas e Natália Correia, tem com ele. No romance, com a excepção de Viagem a Pascoaes (2006), onde retratou Couto Viana, tem procurado captar a exaltação trágica de algumas figuras da História portuguesa (Inês de Castro, Constança Manuel e Pedro de Portugal; Afonso IV, Dinis e Isabel de Aragão; Carlos de Bragança, Amélia de Orleães e os regicidas; Leonor Teles e Sebastião de Avis).

MMSARD