AMOR, SEXO E TRAGÉDIA: a contemporaneidade do classicismo - Simon Goldhill


Goldhill, Simon; 
Leiria, José João (rev. de matriz); 
Gomes, Maria da Graça Lima (trad.) 
- AMOR, SEXO E TRAGÉDIA: 
a contemporaneidade do classicismo
Lisboa: Alêtheia, 2006.
403, [3] p. : il. ; 22 cm - Brochado.
Bibliografia, p. 395-399
SINOPSE
Podemos testemunhar em tudo o que nos rodeia a dívida que temos para com o mundo antigo. Os nossos prédios são adornados por colunas clássicas, os nossos cinemas estão cheios de heróis clássicos e andamos tão obcecados com a ginástica quanto os Gregos.
Mas a influência dos Gregos e dos Romanos transcende em muito tudo isso? Nesta obra, Simon Goldhill examina com brilhantismo as áreas mais básicas da vida moderna, desde o casamento e o sexo à política e ao entretenimento.
Estejamos nós apaixonados ou a empreender guerras em nome da democracia, o autor revela até que ponto o nosso comportamento e atitudes são moldados pelas ideias clássicas.
Inspirador, revigorante em termos intelectuais e esclarecedor, Amor, Sexo e Tragédia demonstra, de uma maneira enfática, por que motivo o Classicismo ainda é importante.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
"Escrito como uma estória, o texto aborda questões como o nascimento do cristianismo, os equívocos de alguns tradutores da bíblia quando se referindo ao Verbo (Jesus) e ao ensino da Trindade, a sexualidade, quer de gregos, quer de romanos, e apontamentos curiosos sobre personagens cuja biografia o autor esmiúça, fazendo uma reflexão impressiva sobre a importância das convulsões (de opinião, bélicas), na constituição de crenças e ideologias. É uma boa leitura para a actualização da consciência histórica dos mais distraídos." - Ruben P. Ferreira, Julho de 2006
«Do mais admirável que há... Conforme demonstra este livro brilhante, a familiaridade com o mundo antigo significa muito mais que uma vida em ruínas.» - The Independent
Exemplar novo.
1ª edição
€14.00
Iva e portes íncluidos.

MMSARD