DA ALVORADA À DECADÊNCIA Jacques Barzun


Barzun, Jacques; 
Rosa, Vasco (revisor); 
Cabral, Rui Pires (trad.); 
Cabral, António Pires (trad.) 
- DA ALVORADA À DECADÊNCIA: 
500 anos de vida cultural do Ocidente, 
de 1500 à actualidade
Lisboa: Gradiva, 2003
847 p. ; 24 cm
Encadernação editorial.
SINOPSE
Um dos melhores ensaios publicados em Portugal em 2003, esta obra que a crítica classificou de extraordinária esteve também nas listas de best-sellers das livrarias dos EUA e do Canadá.
Jacques Barzun, nascido em França, cedo foi para os EUA, onde é considerado um dos maiores historiadores da cultura da segunda metade do século XX, com mais de três dezenas de livros publicados. Neste, olha do "alto dos seus 93 anos" (embora o livro tenha começado a germinar por volta de 1935) para os quinhentos anos que estão para trás e aponta os aspectos de decadência, "porque tantas das nossas instituições e objectivos estão a desviar-se do seu propósito original." Cinco séculos de história, revisitados com rigor e vivacidade.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
" Da aurora à decadência, esta notável história da cultura e da civilização ocidentais, da reforma ao final do século XX, é uma obra monumental, porque analisa do modo mais rigoroso, mas também mais vivo e colorido, cinco séculos de arte, literatura, ciências, filosofia, costumes, religião e intriga política. Inclui 45 minibiografias de figuras como Erasmo, Lutero, Calvino, Petrarca, Montaigne, Shakespeare, Tasso, Pascal, Leonardo da Vinci, Rabelais, Cromwell, Margarida de Navarra, Mozart... - muitas das quais não costumam beneficiar de semelhante interesse em abordagens historiográficas tradicionais. "Um livro polémico, que, apesar do tema e da dimensão, consegui ser um 'best-seller' nos Estados Unidos e no Canadá graças ao seu carácter vivaz e estimulante." - José Gabriel Viegas, Expresso, 29/11/03
Muito bom exemplar.
1ª edição
€20.00
Iva e portes incluídos.

MMSARD