EU, POETA E TU, CIDADE - Pedro Homem de Mello


Melo, Pedro Homem de 
- EU, POETA E TU, CIDADE
Colecção Biblioteca Finita Melancolia, 
Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2007.
165, [10] p. : il. ; 24 cm - Brochado.
Reprodução fac-similada
SINOPSE
A publicação do livro Eu, Poeta e Tu, Cidade representa, efectivamente, alguma coisa mais do que simples colectânea de poemas escolhidos. Estão nas suas páginas algumas das principais imagens que me seduziram, durante mais de meio século. Não encontramos nelas a mais leve raiz campesina. Folclore, a havê-lo, é o do cais, o das vielas, o do jardim público, o das torres, o das muralhas, o das pontes, dos barcos e das arcadas e nunca o da estrada real, solheira e larga. Tanto os pinheiros como as praias que ali nos circundem podem, legitimamente, usar os apelidos dos arredores do Porto. Valem, pois, os versos presentes, por um certificado de intensa existência numa terra, por excelência citadina onde nasci e pude conhecer o estranho sortilégio do rio que passa, torturado e aflito, sulcando, sempre, o seu perfil nas almas.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
« "Eu, Poeta e Tu, Cidade", de Pedro Homem de Mello, é uma antologia de poemas inéditos do escritor portuense (1904-1984), que inclui a reprodução fac-similada do caderno manuscrito dedicado à cidade do Porto. No caderno, escrevia Homem de Mello em nota de abertura: "Estão nas suas páginas algumas das principais imagens que me seduziram, durante mais de meio século. Não encontramos nelas a mais leve raiz campesina. Folclore, a havê-lo, é o do cais, o das vielas, o do jardim público, o das torres, o das muralhas, o das pontes, dos barcos e das arcadas e nunca o da estrada real, soalheira e larga. Tanto os pinheiros como as praias que ali nos circundem podem, legitimamente, usar os apelidos dos arredores do Porto".» - O Primeiro de Janeiro
Exemplar novo.
1ª edição
€15.90
Iva e portes íncluidos.

MMSARD