Ruth, Isabel;
Rodrigues, Urbano Tavares (pref.)
- FOTOPOESIA,
Colecção Tempos Modernos,
Lisboa: Guerra & Paz, 2006.
221, [2] p. : il. ; 21 cm - Brochado.
SINOPSE
Este livro é a estreia literária da actriz Isabel Ruth. É um livro diferente. Trata-se de uma fotobiografia feita em poemas, mas em poemas descritivos, que contam uma história e que são muito musicais. A cada poema corresponde uma fotografia (em papel de qualidade e com impressão muito cuidada) que nos recorda pessoas, locais e constituem uma verdadeira viagem dos anos 60 ao presente. Como diz Urbano Tavares Rodrigues no prefácio, "Isabel viaja pelo mundo e por almas, corpos, cidades embruxadas, Roma duradouramente, mas também Istambul, as mesquitas, o banho turco redentor, e pela Índia, lá e cá, pelo Nepal."
Isabel Ruth é uma figura muito estimada nas áreas culturais e nos "media". Para além do lançamento, que terá lugar na Cinemateca Portuguesa, a editora tirará partido da actriz e da sua disponibilidade para acções na rádio (onde poderá fazer sessões de leitura) e na televisão. Há também todo o interesse em promover diferentes sessões de leitura nas livrarias de todo o país que estejam interessadas em criar eventos na sua programação.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma biografia em poemas e palavras que arrepia e sensibiliza. [...] Isabel Ruth é uma das mais carismáticas actrizes portuguesas [...]"actriz fétiche" de Paulo Rocha, que filmou com Manoel de Oliveira, António Macedo, João Botelho José Álvaro de Morais, Fernando Lopes ou Pier Paolo Pasolini, transforma a sua vida e as suas memórias em arrebatadora matéria poética, construindo um livro inclassificável e estranhamente perturbante.» - João Morales
Exemplar novo.
1ª edição
€20.00
Iva e portes incluídos.
MMSARD