VIEIRA DA SILVA, ARPAD SZENES OU O CASTELO SURREALISTA: pintura de Vieira e de Szenes nos anos 30 a 40 em Lisboa - Mário Cesariny


Cesariny, Mário 
- VIEIRA DA SILVA, ARPAD SZENES 
OU O CASTELO SURREALISTA: 
pintura de Vieira e de Szenes 
nos anos 30 a 40 em Lisboa
Lisboa: Assírio & Alvim, 1984.
165, [6] p. : muito il. ; 31 cm - Brochado.
Ainda antes de conhecer pessoalmente Vieira da Silva, Mário Cesariny já se interessava pela sua pintura e figura, tendo publicado alguns artigos e cartas a ela dedicados. Numa das suas vindas a Portugal, a pintora quis conhecê-lo e assim começou a forte amizade, de que os livros Correspondências e Gatos Comunicantes (ambos publicados em 2008) deram testemunho. Cesariny continuou a estudar a pintura de Vieira da Silva, bem como a de Szenes, reunindo a informação disponível, catálogos de exposições anteriores, ensaios e muitas reproduções de quadros, que pedia por carta a Guy Weelen (este acompanhava o casal de pintores em Paris).
Em Vieira da Silva — Arpad Szenes ou O Castelo Surrealista, Cesariny reuniu alguns destes «recortes» da vida e obra do casal de pintores, assim como a análise de alguns quadros. Publicado em 1984, por ocasião de uma exposição de Vieira da Silva na Galeria EMI Valentim de Carvalho.
Excelente exemplar.
1ª edição
€35.00
Iva e portes incluídos.

MMSARD