Pita, Eduardo
- PERSONA,
Colecção Literatura Portuguesa,
Lisboa: QuidNovi, 2007.
95 p. ; 21 cm.
Encadernação editorial com sobrecapa.
SINOPSE
Três contos (o último praticamente uma novela) que tiveram enorme sucesso aquando da sua publicação e são agora reeditados ao mesmo tempo que é lançado o primeiro romance do autor, Cidade Proibida. Três histórias passadas em Moçambique com o mesmo protagonista, Afonso, em três fases diferentes do início ao fim da adolescência.
Histórias da vida privada que tocam a vida pública, ritmo acelerado, reactivação de experiências de leitura do património libertino, marca identitária, mnemónica moçambicana, crónica desencantada da borrasca Imperial, narrador autoritário, pathos autobiográfico e sobredeterminação da pulsão erótica, tudo concorre para fazer desta trilogia de contos a versão moderna de uma educação sentimental que é também a história de um duplo abuso.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«É um hino à juventude, às novas experiências e à sexualidade triunfante.» - Helena Vasconcelos, Público
«Persona, enquanto texto literário, é insólito, original, de grande qualidade literária, onde o tema das diferenças vai muito além do meramente sexual. Constitui-se de facto como um pequeno romance na medida em que cada um dos contos tem por herói a personagem de Afonso, apanhada em três momentos-chave da sua vida: aos 12, aos 18 e aos 22 anos. A cada idade corresponde a narrativa de uma forma de iniciação. Três etapas de um caminho em direcção à maturidade marcadas pelos encontros, pelos espaços: a escola, uma viagem ao deserto, a vida de guerreiro. Trata-se de um percurso de crescimento e, apesar da brevidade, os episódios revelam-no como a versão moderna de uma educação sentimental. O herói move-se na alta-burguesia, retrata-lhe os tiques e os podres, o discurso tanto mais elegante quanto escabroso, reproduz a snobeira de um distanciamento muito british.» - Helena Barbas, Expresso.
Exemplar novo.
2ª edição
€10.00
Iva e portes incluídos.
MMSARD