HISTÓRIA DA LOUCURA - Claude Quétel


Quétel, Claude; 
Félix, Marcelo (trad.) 
- HISTÓRIA DA LOUCURA
volume 1: Da antiguidade à invenção da psiquiatria
 volume 2: Do alienismo aos nossos dias
Colecção Uma história de... nºs 16 e 17, 
Lisboa: Texto & Grafia, 2014.
2 volumes (270, [1] p. + 295, [1] p.) ; 24 cm - Brochados
SINOPSE
A alienação mental é tão antiga como a humanidade; paradoxalmente, antes deste grande livro de Claude Quétel não existia nenhuma história de conjunto da loucura, pelo menos na vertente do seu estudo como doença, nem das respostas - morais, filosóficas, teóricas, terapêuticas -, que foram surgindo ao longo dos tempos desde há mais de dois mil anos para cá, nas nossas sociedades ocidentais.
Estamos perante um grande livro, enfim, cuja tradução em língua portuguesa nos orgulhamos de patrocinar, e cuja publicação será certamente saudada como um acontecimento de relevo pelo público interessado, nomeadamente a classe médica especializada na gestão e prestação dos cuidados assistenciais e terapêuticos exigidos em saúde mental.

"(...) A História da Loucura de Claude Quétel constitui uma obra de leitura importante pelas perspetivas inovadoras que aponta na investigação da história da loucura e da psiquiatria, bastante diferentes das apresentadas no trabalho de Michel Foucault (1961), tido até aqui como a única referência nesta matéria, trazendo‑nos uma leitura diferenciada sobre o trajeto da loucura no mundo ocidental.
Nesta obra encontramos ainda uma síntese das abordagens que depois de Foucault, e em oposição a este, trataram deste tema, como é o caso dos trabalhos de Glays Swain (Le Sujet de la Folie), Marcel Gauchet (La pratique de l’esprit humain), ou ainda Jacques Postel (com Claude Quétel, Nouvelle Histoire de la Psychiatrie), que contribuíram para uma importante renovação historiográfica." - Tânia Sofia Ferreira, excerto retirado de: Recensões Bibliográficas, História. Revista da FLUP. Porto, IV Série, vol. 6 - 2016, 323-338
Excelente conjunto.
1ª edição
€25.00
Iva e portes incluídos.