Cícero, Antonio;
Wisnik, José Miguel (pref.)
- A CIDADE E OS LIVROS,
Colecção Biblioteca Arranjos para Assobio,
Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2006.
50, [5] p. ; 21 cm - Brochado.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
"É possível situar os poemas de Cícero segundo coordenadas aparentemente contraditórias: são poemas filosóficos e também coloquiais. Coloquiais porque não abdicam do circunstancialismo nem de um entendimento elástico da linguagem, que inclui vocábulos inesperados mas muito expressivos. Filosóficos porque é evidente o interesse de Cícero por questões como o conhecimento e a modernidade (o autor também é ensaísta).
A Cidade e os Livros reflecte as duas experiências que o título enuncia: a comunhão urbana e a solidão iluminada da leitura. Cícero tanto vagueia pelo Rio de Janeiro actual ou relembrado (nomeando sítios e tempos) como vive sem ostentação no mundo da cultura, e sobretudo da mitologia greco-latina." - Pedro Mexia, Diário de Notícias
EXCERTOS
O País das Maravilhas Não se entra no país das maravilhas / pois ele fica do lado de fora, / não do lado de dentro. Se há saídas / que dão nele, estão certamente à orla / iridescente do meu pensamento, / jamais no centro vago do meu eu. / E se me entrego às imagens do espelho / ou da água, tendo no fundo o céu, / não pensem que me apaixonei por mim. / Não: bom é ver-se no espaço diáfano / do mundo, coisa entre coisas que há / no lume do espelho, fora de si: / peixe entre peixes, pássaro entre pássaros, / um dia passo inteiro para lá.
Excelente exemplar.
1ª edição
€5.00
Iva e portes incluídos.
MMSARD