Galera, Daniel
- MÃOS DE CAVALO: romance,
Colecção Outras margens.
Autores estrangeiros de língua portuguesa nº 72,
Lisboa: Caminho, 2008.
199 p. ; 21 cm - Brochado.
SINOPSE
Um garoto de dez anos, um adolescente de quinze e um cirurgião plástico entediado com o casamento. Ao retratar o protagonista de Mãos de Cavalo em três fases da vida, Daniel Galera constrói uma trama delicada sobre perda e culpa na formação de uma identidade. Esta é a história de um homem em busca de si mesmo, dividido entre um passado traumático e a possibilidade de, no futuro, conviver com uma memória em que se confundem heroismo e covardia.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Galera faz um “mix” perfeito entre memorialismo (na acepção clássica do termo) e deriva pós-modernista. Impressiona o domínio da linguagem, aguentando o tom sem falha rítmica, mesmo nos períodos longos, nos quais disseca a trama com precisão de relojoeiro. [...] Após o triunfo da desconstrucção e das alegorias dos anos 1980 e 90, as gerações novíssimas (o primeiro livro de Galera é de 2001) regressam à divisa de Forster: “the novel tells a story”. Digamos, sem favor, que o autor de “Mãos de Cavalo” o faz com brio.» - Eduardo Pitta
Excelente exemplar.
1ª edição
€12.00
Iva e portes incluídos.
Daniel Galera nasceu em São Paulo, em 1979, mas passou grande parte da sua vida em Porto Alegre. Escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa, foi um dos criadores da editora Livros do Mal, pela qual lançou o seu livro de estreia, Dentes Guardados (2001), e a primeira edição de Até o Dia em Que o Cão Morreu (2003), entretanto adaptado ao cinema. O seu romance Mãos de Cavalo (2006) foi incluído na lista de leituras do vestibular da UFG por três anos consecutivos. Cordilheira (2008) recebeu o Prémio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e ficou em terceiro lugar na categoria Romance do Prémio Jabuti. Os seus livros estão publicados em Inglaterra, nos Estados Unidos, em França, Itália, na Argentina, Roménia e Holanda. Barba Ensopada de Sangue é o seu primeiro livro publicado pela Quetzal.