OS PIONEIROS PORTUGUESES E A PEDRA DE DIGHTON - Manuel Luciano da Silva


Silva, Manuel Luciano da 
OS PIONEIROS PORTUGUESES 
E A PEDRA DE DIGHTON
Porto: Brasília Editora, 1974.
256 p. il. : il. ; 23 cm - Brochado.
O Primeiro Capítulo da História da América com 131 Ilustrações.
Excelente exemplar.
Pouco frequente.
1ª edição
€25.00
Iva e portes incluídos.

O Dr. Manuel Luciano da Silva foi um ilustre Português com 86 anos, médico de grande prestígio formado com distinção pela Universidade de Coimbra em 1957, que dedicou a sua vida à investigação médica e histórica, mas, sobretudo, à divulgação da "IMPORTÂNCIA DOS PORTUGUESES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE".
Como investigador e historiador tem vasta obra publicada e foi o descobridor das primeiras provas documentais encontradas sobre a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, na Biblioteca do Vaticano.
Foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1968 e com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito em 2012.
Residente nos Estados Unidos, onde liderou inúmeras instituições ligadas a Portugal, foi o único emigrante que em vida teve um Museu com o seu nome e uma Associação Cultural com Estatuto de Utilidade Pública em território nacional.
Nascido em Cavião, Vale de Cambra, nunca abandonou a nacionalidade de origem e foi motor de construção do "Museu da Pedra de Dighton", em Massachusetts, dedicado às explorações e descobertas lusitanas nos séculos XV e XVI e que comprovam terem sido os portugueses os primeiros europeus a colonizar o continente americano.
Manteve durante mais de 30 anos programas semanais regulares em canais de Rádio e Televisão de língua portuguesa nos Estados Unidos.
Fundou inúmeras instituições, incluindo a Academia do Bacalhau, muitas das quais dirigiu e deu mais de 500 Conferencias e Palestras, todas pro bono.
Dava até agora quinzenalmente Consultas Médicas por videoconferência para as populações da sua região de origem e contribuiu com aconselhamento médico em direto para o serviço público de televisão (RTP) e para o canal privado SIC.
Alguns dos seus livros, nomeadamente sobre a Pedra de Dighton e Cristóvão Colon, bem como o notável trabalho na área da medicina "A Electricidade do Amor", todos publicados em português e em inglês, esgotaram várias edições.
O cineasta português Manoel de Oliveira realizou um filme sobre a sua vida, premiado na Bienal de Veneza em 2008.
http://lucianodasilva.com/luciano/index.html