IDENTIFICAÇÃO DE UM PAÍS: oposição, composição: ensaio sobre as origens de Portugal, 1096-1325 - José Mattoso
Mattoso, José
- IDENTIFICAÇÃO DE UM PAÍS:
oposição, composição: ensaio sobre as origens
de Portugal, 1096-1325,
Lisboa: Temas e Debates, 2015.
906 p. : il. ; 24 cm - Brochado.
Bibliografia, p. 826-866
NOTAS: Prémio Pessoa
SINOPSE
«Este livro nasce de uma insatisfação: a de não encontrar na historiografia portuguesa respostas para muitas interrogações que a moderna ciência histórica não pode deixar de colocar. Tentei dar as minhas e coordená-las num conjunto que constituísse uma visão global da História de Portugal durante os seus dois primeiros séculos.
A minha curiosidade orientou-se especialmente para os homens concretos, a sua maneira de viver e de pensar. As instituições, as estruturas, as formações sociais e económicas interessaram-me sobretudo na medida em que os podem revelar. Mas o que mais me atrai no passado medieval é a mentalidade: como é que os homens viam o mundo e se organizavam para tentarem dominar a realidade, nessa época tão diferente da nossa? A mentalidade parece-me, por sua vez, uma das chaves mais decisivas para a compreensão das estruturas.
[...] Mais do que exaltar a Pátria, interessa-me o relacionamento dos Portugueses uns com os outros. Acabado o trabalho, pergunto a mim próprio se o tema escolhido e a maneira como o tratei não são fruto das minhas interrogações acerca das divergências políticas e de todo o género que atualmente dividem o povo português, e que parece estarem longe de se resolverem. A resposta do passado medieval, pelo menos a que ouvi, foi esta: Portugal é irredutível e simultaneamente uno e múltiplo. A História convida-nos a viver com as incomodidades daí decorrentes e a tentar tirar delas algum partido.»
Exemplar novo.
1ª edição
€19.60
Iva e portes incluídos.
